martes, 20 de marzo de 2018

Primeiro Seminário Internacional sobre o NNAPES no Brasil

Foto: Projeto Meninos e Meninas da Rua
Durante os dias 30 de novembro e 1 de dezembro aconteceu o primeiro seminário sobre crianças e adolescentes com referentes adultos presos em São Paulo, organizado pela Articulação Popular dos Movimentos de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Brasil. (Baixada)

Neste país, há 720 mil pessoas privadas de liberdade e 59% delas tem filhos ou filhas, pelo que se estima que haja ao redor de 1 milhão de crianças e adolescentes com referentes adultos presos. Neste sentido, o seminário debateu sobre o impacto que esta situação gera na vida das crianças e de suas famílias.

Entre as temáticas do debate, se destaca a urgência de discutir sobre as medidas alternativas à privação da liberdade, bem como a revisão dos sistemas judiciais, penitenciários e de garantia dos direitos.

Das autoridades, entre as quais se encontrava a Secretaria Nacional da Infância, expressou-se o compromisso de incluir a temática nos programas de participação de crianças e adolescentes apoiados pelo governo federal. Do mesmo modo, a frente parlamentar dos direitos das crianças e adolescentes do estado de São Paulo se comprometeu a abordar o tema na Assembleia Legislativa, convocando outros representantes desta câmera.

Nos próximos meses, a Articulação Brasileira de Crianças e Adolescentes com Familiares Presos (CAFES), preparará um documento com recomendações para apresentar às autoridades e serão promovidas versões regionais e estatais deste seminário durante 2018 com o compromisso da Plataforma de acompanhar essas ações.

Para ver um artigo que saiu na televisão paulista sobre o evento clique aqui.



Fonte de referência: http://cedecainter.org.br