martes, 20 de marzo de 2018

“Vocês tem a possibilidade de fazer que outras crianças não sofram o que sofremos nós”

No mês de agosto, realizou-se a terceira Assembléia Geral da plataforma NNAPES, em Santo Domingo (República Dominicana), que contou com a participação de jovens de Nicarágua, Argentina, Chile e República Dominicana.

Durante os primeiros dias, foram apresentadas as ações realizadas por cada uma das organizações integrantes e também foi trabalhado o plano operativo anual de 2018. Todos estes momentos contaram, pela primeira vez, com a participação de adolescentes e jovens da Argentina, Chile, Nicarágua e República Dominicana, que compartilharam suas experiências e desenvolveram um manifesto com propostas para melhorar a situação das crianças e adolescentes com referentes adultos presos.

Foram eles, justamente, os protagonistas do evento de sensibilização e incidência que se realizou no último dia da Assembléia. O mesmo foi organizado de maneira conjunta com o Conselho Nacional da Infância e Adolescência da República Dominicana (CONANI). Após as diferentes apresentações, os jovens compartilharam suas histórias pessoais com todos os presentes (representantes e autoridades dos organismos da infância, sistema penitenciário, sistema judicial, etc.) e deixaram claro como a prisão de uma pessoa querida tem afetado suas vidas. O testemunho de testemunho de Catalina, 17 anos, do Chile, é uma clara ilustração neste sentido.

O impacto das apresentações dos adultos e dos jovens levou Alberto Padilla, representante do CONANI na reunião, a comprometer-se a criar uma mesa NNAPES no âmbito do roteiro contra a violência às crianças.