miércoles, 21 de marzo de 2018

Chile, Guatemala e Panamá trabalham juntos para proteger os direitos do NNAPES

Foto: Enmarcha
A organização chilena Enmarcha, em aliança com Gendarmería e o Ministério de Desenvolvimento Social deste país, realizaram diferentes jornadas de trabalho no Panamá e Guatemala, com a Rede Nacional de Apoio à Infância e Adolescência (Rednaniap) e com artesanato coletivo, respectivamente, para que compartilhem suas experiências na defesa dos direitos das crianças e adolescentes com referentes adultos presos.

De acordo com a diretora da Enmarcha, Francisca Hidalgo, para o site institucional, esta organização é um projeto financiado pelo Fundo Chile, que “busca apoiar organizações da sociedade civil no Panamá na Guatemala que estão trabalhando na linha de promoção e proteção dos direitos das crianças que têm um membro da família privado de liberdade, contribuindo também para fortalecer as alianças entre o estado e a sociedade civil”.

As reuniões também tiveram a presença de autoridades desses países. O portal menciona também que esta iniciativa busca gerar inclusão dos setores mais vulneráveis, assim como a eliminação de todas as formas de discriminação e maior justiça social, já que a realidade em que vivem as crianças com responsáveis adultos presos viola os direitos da infância.

Além desta atividade regional, Enmarcha realizou em seu país o museu itinerante Envisibles: Vozes da infância, prisão e comunidade. “O museu busca conscientizar sobre as violações direitos em que vivem essas crianças, uma realidade que permanece invisível aos olhos da sociedade em geral”, disse Francisca Hidalgo, diretora executiva da ONG, na imprensa chilena. Vale destacar que no Chile há mais de 40 mil crianças e adolescentes com responsáveis adultos privados de liberdade e 120 crianças menores de dois anos vivendo em prisões junto com suas mães. 


Fonte de referência: Enmarcha.cl