martes, 20 de marzo de 2018

Argentina: Visibilizando e implementando ações

Foto: TedX Río de la Plata
Na Argentina tiveram lugar uma série de eventos de grande relevância que são resultado do trabalho que as organizações ACIFAD e CWS vêm realizando neste país. O primeiro deles foi a apresentação do documentário Desinvisibilizar, (que agora tem legenda em português) que apresentou uma visão sobre a situação das crianças e adolescentes com referentes adultos presos, a partir da voz deles mesmos.

O documentário indaga a realidade dos aproximadamente 140 mil crianças e adolescentes com referentes adultos presos na Argentina. A prisão atravessa suas vidas, expectativas, medos e desejos, e ainda não existem políticas públicas voltadas para o seu apoio e acompanhamento.

Outro dos acontecimentos destacados foi a apresentação da Andrea Casamento, presidenta da ACIFAD, no evento TEDx Rio de la Plata que aconteceu em Buenos Aires em outubro e contou com a presença de cerca de 20 mil pessoas. Definitivamente, foi uma excelente oportunidade para Andrea poder conscientizar as pessoas e explicar como a prisão afeta a vida das famílias como um todo. Sua
conversa já tem quase 6 mil visitas no YouTube.

Além disso, ACIFAD e CWS também realizaram diferentes ações específicas relacionadas ao assunto.

A nível comunitário, foi concluído com um projeto piloto em um centro educacional da Cidade Oculta (Villa 15 - Buenos Aires), apoiado pela Fundação Navarro Viola e pela plataforma, onde professores foram treinados e diferentes ações de conscientização foram realizadas com atores dos bairros. Como resultado, muitas famílias começaram a se aproximar do centro educacional para pedir conselhos e apoio em relação ao tema e os professores começaram a ajudá-los.

Em nível intra muros, após a exibição do documentário Desinvisibilizar, no Centro Universitário do Complexo Penitenciário da Cidade de Buenos Aires (Devoto) e a pedido de um grupo de pais presos, começaram a realizar uma série de atividades e workshops sobre “paternidade” que findaram no projeto “Brincando com o Papai”, em que as crianças puderam compartilhar um dia especial de jogos e atividades com seus pais e famílias.


Foto: Julia Luraghi
Em relação ao empoderamento dos jovens, pelo terceiro ano consecutivo, a Reunião Anual de familiares vítimas de violência institucional organizada pela Comissão Provincial de Memória (CPM) contou com a participação de um grupo de crianças e adolescentes, coordenado pelos membros da CWS e ACIFAD. A reunião reuniu cerca de 500 familiares de 18 províncias da Argentina que trocaram suas experiências e propostas contra a violência exercida pelas agências de segurança, o serviço carcerário e a justiça.
Paralelamente, o grupo de crianças e jovens participou em diferentes atividades recreativas, esportivas e culturais, mas também houve um tempo para a reflexão e o compartilhamento dos desafios que enfrentam ao ter um membro da família preso. Uma das coisas que ficou clara, e com a qual todos concordaram, é que não há espaços seguros e confiáveis onde eles possam falar sobre isso e este grupo de “Chapa” é o lugar onde eles podem falar, porque “todos estão tranquilos e na mesma situação”.

A ideia dos colegas na Argentina é poder, durante o ano de 2018, dar continuidade a todas essas iniciativas para continuar aprendendo e conscientizando sobre o tema.